quinta-feira, 2 de maio de 2013

Estudo, Panfletagem e Missa marcam o dia do trabalhador em Aracati

Poderia ser um simples 1º de maio, com as comemorações para o dia do trabalhador em Aracati, não fosse a ousadia da Organização Popular de Aracati - OPA. Pela manhã, às 8h00min, na Igreja dos Prazeres foi celebrada a Missa do Trabalhador. Com faixas, cartazes e bandeiras, os trabalhadores e trabalhadoras denunciaram as grandes empresas e grandes projetos que só visam o lucro, destruindo a vida, pessoas e meio ambiente. Iluminados pela palavra anunciaram que Deus é “o Deus dos pequenos”, “um Deus humano e sofrido”, “de mãos calejadas e de rosto curtido”.
Terminada a Missa saíram pelas ruas, como na terça-feira, 30, fazendo panfletagem contra a empresa que patrocina as olimpíadas do trabalhador em Aracati, a SYNGENTA. Segundo o panfleto distribuído pela OPA, a SYNGENTA, de origem Suiça, é uma das maiores empresas do mundo no ramo de agronegócio. Produz sementes transgênicas e agrotóxico. No Ceará, continua o panfleto, seu laboratório localiza-se no município de Aracati, mas especificamente na comunidade Cajazeiras.
Na semana que antecedeu ao dia do trabalhador, a OPA realizou vários outros eventos, como reflexão nas comunidades de base e nos colégios, esclarecendo sobre a ameaça transgênica, o uso de agrotóxico e, principalmente, sobre quem é a patrocinadora das olimpíadas do trabalhador de Aracati. “Atualmente o Brasil é o maior consumidor de agrotóxico do mundo, com cerca de 4,5 litros de veneno por habitante”, diz o roteiro preparado pela OPA para o estudo.
Em Chicago, nos Estados Unidos, no ano de 1886, a classe trabalhadora começa uma série de mobilizações reivindicando melhorias nas condições de trabalho, entre elas a redução da jornada diária de treze para oito horas. Nasce aí o dia internacional do trabalho, como sendo o dia internacional de luta dos trabalhadores e trabalhadoras.