quinta-feira, 23 de abril de 2009

"Mantenham as lâmpadas acesas"


A assembléia arquidiocesana das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) aconteceu nos dias 18 e19 de abril. Para nós foi muito mais do que um reafirmar de identidade, mas uma grande certeza de que estamos no caminho certo.

Ao longo de toda a assembléia o nosso sempre pastor nos acompanhou com seu olhar penetrante e o sorriso de quem acredita e apoia a caminhada. O painel de dom Aloisio estava aí na sala e sentimos que ele nos encorajava dizendo: "Mantenham as lâmpadas acesas."

E se depender de cada um e cada uma que ali se encontrava estas lâmpadas jamais se apagarão. O nosso jeito de ser Igreja continuará sendo o de uma Igreja que avança para águas mais profundas, com um pensar e agir críticos à luz de uma leitura libertadora da Palavra de Deus.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

"Não deixe cair a profecia"


A profecia foi sempre uma marca na caminhada do povo de Deus. Ela nasce justamente no momento em que começa a acontecer os desvios, quando se deixa de praticar o direito e a justiça. Os profetas são aqueles que alertam para o rompimento da aliança e convocam para a renovação da missão, do compromisso com o Deus da vida.

Nos nossos dias, nos perguntamos: O que aconteceu com a profecia? Para onde estamos caminhando? Como diz dom Pedro Casaldáliga "Deus e os pobres continuam presentes". Por isso, enquanto houver oprimidos no meio de nós, não podemos deixar de denunciar as injustiças e anunciar a presença do Reino.

Em seu livro, A profecia na Igreja, José Comblin recorda as últimas palavras de dom Helder para o monge beneditino Marcelo Barros: "Não deixe cair a profecia". Acolhamos este forte apelo de dom Helder que jamais se deixou abater pelos opressores do povo e continuemos o seu legado e de tantos outros irmãos e irmãs que deram a vida levantando suas vozes em defesa dos pequenos.




quinta-feira, 2 de abril de 2009

Páscoa

Um dia Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e numa alta montanha transfigurou-se diante deles. Os três ficaram tão maravilhados que queriam armar tendas e permanecer ali. O mestre, porém os fez entender que é preciso descer a montnaha, pois lá embaixo há uma realidade que precisa ser transfigurada.


O número dos crucificados aumentam a cada dia entre nós, basta um olhar atento para as nossas ruas e praças e veremos crianças e adultos sendo desreipeitados em seus direitos fundamentais. Há clamores de sem tetos, sem terra, sem salários...vítimas de um sistema excludente.


Nossa meta como discípulos-missionários é a páscoa, a vitória da vida sobre a morte. Esta é a resposta que Deus-Pai deu àqueles que pretendiam ter a última palavra, ressuscitando o filho e dizendo sim as suas pretensões. Por isso não temamos denunciar todo tipo de injustiça e nos colocar em defesa da vida.