domingo, 25 de abril de 2010

No Santuário dos Mártires



O dia 21 de abril de 2010 ficará marcado no calendário das CEBs, movimentos e pastorais sociais da diocese de Limoeiro do Norte e do Estado do Ceará. Esse foi o dia em que o companheiro e irmão Zé Maria, 44 anos, foi assassinado por falar a "incômoda verdade".

Zé Maria era presidente da associação comunitária de São João do Tomé, na Chapada do Apodi. Com firmeza Ele vinha denunciando as violações de direitos. Sua voz ecoava forte quando denunciava a pulverização aérea que afeta gravemente a saúde da população e do meio ambiente, como também a contaminação das águas, o problema da moradia e a questão da terra.

Como as de tantos outros irmãos e irmãs que tombaram na luta em defesa da vida e da dignidade humana, acreditamos que as roupas de Zé Maria foram alvejadas no sangue do Cordeiro. Ele se encontra, agora, trajando as vestes brancas e trazendo palmas na mão. Zé Maria faz parte do Santuário dos Mártires.

Um comentário:

  1. Irmãos e irmãs, paz e Bençãos!
    é com alegria que acolho e participo da vossa comunidade, e com mais alegria acolho o missionário Júlio, é a primeira vez que conheço um Redentorista comprometido com as causas sociais e pastorais das CEBs. no momento não estou na militancia propriamente dita devido a minha formação academica e religiosa com os missionários Redentoristas da Bahia (estou concluíndo a licenciatura em Filosofia/ Salvador), antes de entrar na Congregação, minha vida laical estava voltada para as Comunidades de base, a ela devo minha vocação e formação eclesiástica. como não me disponho de tempo à itinerancia, encontros e formação das CEBs, o que posso fazer é ser solidário com a luta nas minhas orações, afinal a mística orante é parte integrante da missão. Caro confrade Júlio (permita-me), voce é mais um Redentorista exercendo a missionariedade no Santuário ( não exatamente sendo "Reitor", mas solidário com a mensagem evangélica desse templo que é um verdadeiro memorial e testemunha da fé martirial, como consta a ostagem de abril/2010).
    irmãos, eu sou mais um díscipulo de Cristo que acredita na "justiça e profecia à serviço da vida", proclamando um Igreja Martirial transfigurada pela obra missionária á serviço dos pobres e abandonados do nosso tempo.
    "se não houver o amanhã, brindaremos o ontem!
    a ressurreição do Senhor, seja a nossa força"
    Gil Rocha

    ResponderExcluir