terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Fórum de Aracati é ocupado pela OPA

A Organização Popular do Aracati - OPA - ocupou por quatro horas, hoje 07 de dezembro, o Fórum Min. Jesus Costa Lima, em Aacati.

A principal pauta de reinvidicação das comunidades Canapum, Venãncio, Ilha São José, Cajueiro, Morrinhos, Cumbe e Aroeira Vilany é a celeridade, por parte da justiça, dos processos enviados pelo Ministério Público contra as empresas de carcinicultura, que com o empreedimento vem afetando as comunidades.

Segundo a OPA, em carta aberta à população aracatiense, "o meio ambiente encontra-se degradado com áreas de preservação devastadas, águas salinizadas, mortandade de mariscos e peixes, aterramento de lagoas e uma infinidade de problemas que já deveriam ter sido resolvidos, não fosse a morosidade da justiça e o descaso dos governos Federal, Estadual e Municipal."

Para João Batista, da Comunidade do Cajueiro, "essa ocupação foi positiva no sentido de mostrar a força dos pequenos quando se juntam para reivindicar os seus direitos negados." Na opinião de Socorrinha, da Comunidade de Canapum, "o fato de as comunidades terem sido recebidas pelos Juizes se deu pela organização e articulação" e acrescentou: "nós saimos mais fortalecidos ".

A OPA tem nove meses de gestação. Para todos os que fazem parte dessa organização, hoje foi o dia do seu nascimento.

2 comentários:

  1. Parabenizo a todos/as Companheiros/as, que assumem o seu batismo anunciando a boa nova(organização dos pequenos) e denunciando todas as violações de direitos (falta de assistência a sáude,fechamento de escolas municipais,agressões ao meio ambiente,violência contra crianças/adolescentes,mulheres,idosos e falta de políticas públicas). A Opa surge como espaço de construção/mobilização e conscientização da classe trabalhadora...

    "A luta que se perde, é a que se abandona" Colibri

    ResponderExcluir