sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O que é vandalismo, alguém pode me ajudar a entender?




Há poucos dias acompanhei uma família que tentou, desesperadamente, evitar o óbito de sua mãe. Dona Eunice passou 20 dias "hospitalizada" no Hospital Municipal de Aracati, digo entre aspas porque não se trata de um hospital, mas de um posto de saúde precário. As vezes que estive ali para visitar dona Eunice vi de perto o sofrimento de muita gente, que como dona Eunice, acabam falecendo por falta de um adequado acompanhamento. Uma das vezes levaram dona Eunice para Fortaleza e de dentro da ambulância ela não saiu. Segundo relato da filha, a médica disse não ser necessário, e que só precisava dos exames. De Aracati à Fortaleza são 150Km. Quando providenciaram a transferência já era tarde. A saúde pública está sendo sucateada, pessoas morrem a míngua e não se fala em vandalismo.

A comunidade da Ilha São José é uma das comunidades de Aracati que vem sendo destruída pela carcinicultura. Ali existia carnaúbas, hoje não existe mais. Ali havia lagoas, hoje já não há mais. Na Ilha se vivia das plantações, hoje já não há terra para plantar. Tudo foi derrubado, aterrado... e por último estão tirando as pessoas, oferecendo casas em outro lugar. Assim também no Cumbe, no Cajueiro, na Timbaúba, no Canapum, no Morrinhos... Eles chegam depredando o meio ambiente, as pessoas, a vida e não são vândalos.

Antes da eólica e carcinicultura se apropriarem dos espaços da comunidade do Cumbe, as pessoas tinham livre acesso. Elas faziam parte do meio ambiente, interagiam. Eram mangue, sururu, carangueijo, dunas, lagos, pessoas felizes. Ai eles chegaram e se tornaram donos de tudo, colocando cercas, placas, proibições... Eles dividiram a comunidade, cercearam liberdades e não praticam vandalismo.

Aracati é tida como a segunda cidade depois de Fortaleza, com maior índice de drogas e prostituição infantil. Muitas vidas são ceifadas, principalmente de jovens. Mães que choram seus filhos e não são escutadas. Onde estão as políticas públicas para a juventude? O ensino de qualidade? Acessibilidade a cultura e ao lazer? O emprego? A comida na mesa? Roubam as vidas de nossos jovens e não são vândalos.

Multidões foram e continuam indo as ruas mostrar sua indignação, dizendo já não ser mais possível suportar o peso da desigualdade fruto do capitalismo, do lucro e do acúmulo. Os que gritam, cantam, dão o seu recado e vão embora são chamados de pacíficos. Aqueles que afrontam os poderes e apontam os causadores das feridas abertas são denominados de vândalos, são perseguidos e presos. O que é vandalismo? Alguém pode me ajudar a entender?

Nenhum comentário:

Postar um comentário