quinta-feira, 26 de março de 2009

Espiritualidade Libertadora


A Espiritualidade das Comunidades Eclesiais de Base ( CEBs) não poderia ser outra se não a espiritualidade de Jesus de Nazaré. O teólogo Gustavo Gutiérrez diz que "ser cristão é ter Jesus Cristo como referência para a vida." É Ele, Jesus de Nazaré, quem nos convoca permanentemente a sermos discípulos e discípulas do Reino na história.
Seguir Jesus é estar disposto a fazer a experiência de Deus na vida cotidiana, Deus do Reino, dos pobres e da libertação. O critério fundamental, segundo O teólogo Faustino Teixeira, é por-se a caminho com Jesus, sobretudo no sentido da solidariedade com os mais empobrecidos e excluídos da sociedade.
As Comunidades Eclesiais de Base têm consciência de que "fora do mundo não há salvação". Trata-se, portanto, de uma espiritualidade capaz de perceber o homem e a mulher dentro de realidades concretas e comprometidos na recriação de novas relações consigo mesmos e com o cosmos. Descobre-se nas CEBs que se chega ao céu através da terra.

2 comentários:

  1. Juliaooo , cm sempre so tenho elogios ao seu blog .. adoroooooo

    ResponderExcluir
  2. olá augusto companheiro da caminhada! muito me alegro quando consigo acessar neste veiculo de comunição da contenporaneidade, algo referente a fé, e quando o assunto é CEBs sinto uma motivação ainda maior.
    parabéns pelo texto, e sobre tudo, pela maneira coerente com que escreve.

    ResponderExcluir