segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Caldeirão do beato José Lourenço é inspiração profética para as CEBs

Era madrugada do dia 19 de setembro de 2010 quando os participantes da XVII assembléia de CEBs do regional NE I -Ceará partiram em romaria para o Caldeirão do Beato José Lourenço. Em meio a poeira e a vegetação seca, a certeza de que o Calderão continua vivo e de que lutar pela vida não é em vão. As Comunidades Eclesiais de Base jamais "deixarão cair a profecia", Dom Helder.

A comunidade do Caldeirão do beato José Lourenço ficava nas terras do Pe. Cícero no município do Crato. Ela era pautada pelo tripé: oração, trabalho e abundância. No ano de 1926 a população era de 200 pessoas, aumentando consideravemente com a seca de 1932. Em 1936 chegou a 2000 habitantes. O caldeirão, segundo Pe. Vileci Vidal, "tornou-se sinal de liberdade camponesa, onde se prosperou uma vida baseada na experiência das primeiras comunidades cristãs."

A 11ª romaria do Caldeirão do beato José Lourenço teve como tema: Vida em primeiro lugar, tema do 16º grito dos excluídos 2010. Nos tempos atuais o Caldeirão continua sendo referência e inspiração profética para as CEBs.

Um comentário:

  1. Julio, estava lendo o seu blog. Tem coisas interessante.Estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles Estarei grato esperando vc por lá
    Abrass
    www.josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir