segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Análise de conjuntura coloca Ampliada das CEBs frente a novos desafios

Dos dias 26 a 30 de Janeiro, na cidade do Crato - Ceará, aconteceu a II Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base-CEBs. A Ampliada é composta dos representantes dos 17 regionais da CNBB, assessores, o bispo referencial nacional das CEBs, d. Adriano Ciocca, d. Fernando Panico, bispo da diocese do Crato, anfitriã do 13º Interclesial, o representante do CIMI e o Secretariado do Interclesial.

O encontro da II Ampliada teve como objetivo dar mais um passo na preparação do 13º Interclesial que acontecerá de 07 a 11 de janeiro de 2014. Uma análise de conjuntura feita pelo filósofo, Manfredo de Oliveira, ajudou aos membros da ampliada a perceberem os desafios que se colocam para as comunidades, principalmente com o surgimento da nova classe média e um novo modo de interpretar a vida e o próprio ser.

Outras duas temáticas fizeram parte do estudo da ampliada, uma assessorada por Ir. Annette Dumoulin sobre a Religiosidade Popular e Romarias em Juazeiro do Norte e a outra animada pelo Poeta Popular, Zé Vicente, sobre a arte na vida das CEBs.

Como encaminhamento para a próxima reunião da Ampliada, além de continuar colocando o 13º vagão nos trilhos, ficou acertado que a Amplida fará uma ampla discussão sobre a sua identidade e papel, começando pelos regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário