sábado, 23 de abril de 2011

Movimento 21 cobra punição aos mandantes do assassinato de Zé Maria

O local do assassinato do Zé Maria foi o ponto de concentração na tarde do dia 20, após a marcha e panfletagem pelas ruas de Limoeiro, para a caminhada até a comunidade do Tomé, onde ele morava. Para esse momento outras comunidades e movimentos juntaram-se as caravanas que estiveram na mobilização pela manhã.

Ainda concentrados, antes de iniciar a caminhada, um momento de mística evocando os quatro elementos da natureza: ar, água, terra e fogo, lembrando o que a campanha da fraternidade fez refletir durante toda a quaresma que "a criação geme em dores de parto". E que por falar contra a destruição dessa criação é que Zé Maria foi assassinado. De mãos dadas, encerrando a mística, todos cantaram o Pai nosso dos mártires.

Na pequena capela erguida no local do assasinato do Zé Maria, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, encontra-se os dizeres "a cada vida tombada nem um momento de silêncio, mas toda uma vida de luta." Os que participaram da mobilização, organizada pelo movimento 21, tinham como objetivo "cobrar a apuração do crime do Zé Maria e a puniçao dos culpados e também denunciar os problemas provocados pelo modelo de desenvolvimento implantado na chapada do Apodi."

Um comentário:

  1. Pe. Júlio, parabéns pelas matérias sobre a manifestação por 1 ano de morte do Zé Maria. É preciso lutar sempre! E nós das CEBs fomos feito para isso: LUTAR, REZAR, ESTAR COM AQUELES QUE TÊM SUAS VOZES CALADAS em nome de Jesus! Por sua memória perigosa. Abraços.Ana

    ResponderExcluir