segunda-feira, 8 de agosto de 2011

No Testemunho dos Mártires: Terra, Água e Dignidade

Com o tema No Testemunho dos Mártires: Terra, Àgua e Dignidade, cerca de 15 mil Romeiros fizeram acontecer a 15ª Romaria da Terra do Ceará, na diocese de Itapipoca. Era domingo,7, quando ainda de madrugada começaram a chegar as caravanas vindas de todos os cantos e recantos do Ceará.

A celebração de abertura e envio se deu na Igreja de São Sebastião, onde das mãos do bispo diocesano, dom Antonio, os representantes das dioceses receberam a moringa, a terra e a cruz como símbolos das tendas Terra, Água e Dignidade. As tendas foram divididas por dioceses e se tornaram espaço da partilha da palavra, das lutas e do pão.

Percorrendo as ruas da cidade, os Romeiros entoavam cantos de esperança, de paz e de resistência. Eram muitas as bandeiras de lutas sendo alvejadas no sangue dos Mártires. Todos reafirmando o compromisso com a vida.

Como palavra de vida, durante a celebração de encerramento, a carta da Romaria, convoca a todos: "Romeiros e Romeiras da Terra, da utopia de mundo novo, caminhemos rumo à Terra Sem Males. Continuemos com as mãos na massa, os pés firmes no chão, como povo de Deus que reza, mas coloca a oração no chão da Terra e da Vida, com nossos sonhos e esperanças".




Nenhum comentário:

Postar um comentário