quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Comunidades falam dos danos causados pela carcinicultura

As Comunidades articuladas, que fazem parte da Organização Popular de Aracati - OPA - participaram de uma audiência pública ontem, 24, na comunidade Tábua Lascada, no município de Aracati. A participação das comunidades se deu no sentido de intervenção quanto a pretensão da carcinicltura Gavião de estender o seu empreedimento na região.

A audiência pública, com a mediação da SEMACE, teve como objetivo apresentar para a comunidade o projeto de ampliação da carcinicultura Gavião dos atuais 17 viveiros para 54. Segundo os representantes da Gavião, o projeto trará muitos benefícios para as comunidades, entre elas a geração de renda.

Com a palavra, após a apresentação dos representantes da Gavião, as comunidades contrárias ao emprendimento, apresentaram os malefícios que a carcinicultura tem trazido para as pessoas e o meio ambiente. João Luiz, da comunidade do Cumbe e integrante da OPA, disse que esse mesmo discurso desenvolvimentista foi apresentado em sua comunidade no ano de 2006. Para ele o que resta hoje é a degradação ambiental.

Jocélia Ribeiro, da comunidade Pedregal e também integrante da OPA, em sua fala destacou a importância da defesa da vida. E que a carcinicultura tem feito o contrário, embora diga que os impactos negativos sejam pequenos. A carnaúba, segundo Jocélia, presente na Bandeira do Ceará corre sérios riscos de extinção, como consequência de tal emprendimento.

O presidente da associação dos moradores de Cantinho de Cima, Antonio Carlos, solicitou da SEMACE uma visita as comunidades atingidas pela carcinicultura Gavião. As comunidades de Morrinhos, Canapum, Venâncio, Outeiro e Cantinho sofrem com as águas que saem dos viveiros, poluindo as lagoas da região.

A carcinicultura, criação de camarão em viveiros, teve seu início no Equador. De lá, após as destruições ao meio ambiente, migrou para outros lugares, incluindo o Brasil. No Nordeste do Brasil, mais precisamente, os empresários viram a possibilidade de uma maior produção, já que a região oferece sol praticamente o ano inteiro.




2 comentários:

  1. É preciso que a cada minuto seja propagada a degradação ambiental desta empresa de carcinicultura " GAVIÃO", afinal quem mais sofre com estes empreedimentos são as populações desinformadas do prejuízo e o meio ambiente completamente destruído. Nós da OPA jamais nos calaremos pois é obrigação de todo cidadão/cidadã defender os mananciais e acima de tudo a vida.

    ResponderExcluir