segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ampliada das CEBs visita Assaré do Patativa


A tarde do dia 29 de janeiro foi bem diferente para a Ampliada das CEBs. Logo após o almoço, a Ampliada partiu em direção a Assaré do Patativa.
Na chegada a Assaré, a Ampliada foi recepcionada pela banda de música Manoel da Benta. Para alguns, algo muito significativo, por ser a primeira vez a serem recepcionados por uma banda de música.
No auditório D. Belinha Cidrão mais uma acolhida cultural, com os cantos e poesias dos mestres Miceno Pereira( repentista) e Chico Paes (Harmônica de oito baixos)
A passagem por Assaré, que tem por objetivo a preservação da memória cultural, fez a Ampliada pensar melhor no que propôs o poeta popular, Zé Vicente, em sua fala no dia 28. Zé Vicente desafiou a Ampliada com a proposta de criação de um centro de acolhida e irradiação das diversas expressões artísticas vividas pelas comunidades.

A espacialidade mística da romaria

Durante a realização da II Ampliada das CEBs, na diocese do Crato, de 26 a 30 de janeiro, Ir. Annette Dumoulin, foi convidada para falar sobre a Religiosidade Popular e Romarias em Juazeiro do Norte. Sua fala é pautada nos 35 anos de convivência com os romeiros.

Segundo Dumoulin, só é possível entender o romeiro se formos capazes de entender a sua espacialidade. Para o romeiro, diz ela, um metro quadrado significa mais do que um metro quadrado. "O romeiro transforma, organiza e vive o espaço em dimensões religiosas, numa espacialidade mística, uma grande liturgia."

Ao contrário do que se pensa, diz Dumoulin, a romaria não é fuga da realidade diária, mas procura de sentidos, restabelecimento da esperança para viver melhor esta realidade. "Na hora da romaria, o peregrino deixa seu centro de referência costumeiro e caminha em direção a outro centro, onde ele projeta valores, desejos, sonhos que motivam a sua peregrinação na terra, conclui Ir. Annette".

Análise de conjuntura coloca Ampliada das CEBs frente a novos desafios

Dos dias 26 a 30 de Janeiro, na cidade do Crato - Ceará, aconteceu a II Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base-CEBs. A Ampliada é composta dos representantes dos 17 regionais da CNBB, assessores, o bispo referencial nacional das CEBs, d. Adriano Ciocca, d. Fernando Panico, bispo da diocese do Crato, anfitriã do 13º Interclesial, o representante do CIMI e o Secretariado do Interclesial.

O encontro da II Ampliada teve como objetivo dar mais um passo na preparação do 13º Interclesial que acontecerá de 07 a 11 de janeiro de 2014. Uma análise de conjuntura feita pelo filósofo, Manfredo de Oliveira, ajudou aos membros da ampliada a perceberem os desafios que se colocam para as comunidades, principalmente com o surgimento da nova classe média e um novo modo de interpretar a vida e o próprio ser.

Outras duas temáticas fizeram parte do estudo da ampliada, uma assessorada por Ir. Annette Dumoulin sobre a Religiosidade Popular e Romarias em Juazeiro do Norte e a outra animada pelo Poeta Popular, Zé Vicente, sobre a arte na vida das CEBs.

Como encaminhamento para a próxima reunião da Ampliada, além de continuar colocando o 13º vagão nos trilhos, ficou acertado que a Amplida fará uma ampla discussão sobre a sua identidade e papel, começando pelos regionais.