quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Comunidades falam dos danos causados pela carcinicultura

As Comunidades articuladas, que fazem parte da Organização Popular de Aracati - OPA - participaram de uma audiência pública ontem, 24, na comunidade Tábua Lascada, no município de Aracati. A participação das comunidades se deu no sentido de intervenção quanto a pretensão da carcinicltura Gavião de estender o seu empreedimento na região.

A audiência pública, com a mediação da SEMACE, teve como objetivo apresentar para a comunidade o projeto de ampliação da carcinicultura Gavião dos atuais 17 viveiros para 54. Segundo os representantes da Gavião, o projeto trará muitos benefícios para as comunidades, entre elas a geração de renda.

Com a palavra, após a apresentação dos representantes da Gavião, as comunidades contrárias ao emprendimento, apresentaram os malefícios que a carcinicultura tem trazido para as pessoas e o meio ambiente. João Luiz, da comunidade do Cumbe e integrante da OPA, disse que esse mesmo discurso desenvolvimentista foi apresentado em sua comunidade no ano de 2006. Para ele o que resta hoje é a degradação ambiental.

Jocélia Ribeiro, da comunidade Pedregal e também integrante da OPA, em sua fala destacou a importância da defesa da vida. E que a carcinicultura tem feito o contrário, embora diga que os impactos negativos sejam pequenos. A carnaúba, segundo Jocélia, presente na Bandeira do Ceará corre sérios riscos de extinção, como consequência de tal emprendimento.

O presidente da associação dos moradores de Cantinho de Cima, Antonio Carlos, solicitou da SEMACE uma visita as comunidades atingidas pela carcinicultura Gavião. As comunidades de Morrinhos, Canapum, Venâncio, Outeiro e Cantinho sofrem com as águas que saem dos viveiros, poluindo as lagoas da região.

A carcinicultura, criação de camarão em viveiros, teve seu início no Equador. De lá, após as destruições ao meio ambiente, migrou para outros lugares, incluindo o Brasil. No Nordeste do Brasil, mais precisamente, os empresários viram a possibilidade de uma maior produção, já que a região oferece sol praticamente o ano inteiro.




sábado, 20 de agosto de 2011

Brasil vai as ruas dizer o que pensa sobre Belo Monte

Hoje, 20 de agosto, o Brasil vai às ruas para protestar contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte. Embora as máquinas já estejam fazendo os seus estragos escavando o solo nas cercanias das barrancas do Xingu, não é tarde para silenciar os seus motores, diz a carta de convocação para o ato contra Belo Monte.

Muitos serão os atos em todo o Brasil, a partir das 13:00h. O projeto Belo Monte não pode continuar. A defesa da vida, dos povos, da floresta e dos rios da Amazônia deve ser uma causa de todos. E é por isso que diversos países, nos cinco continentes, também realizarão, no dia 22, atos de solidadriedade em frente as embaixadas/consulados brasileiros.

A expectativa dos organizadores do ato contra Belo Monte é que milhares de pessoas saiam as ruas, nesse sábado 20, para dizer ao governo o que pensam sobre esse projeto que só trará danos irreversíveis à natureza e, consequentemente, as comunidades indígenas.







segunda-feira, 8 de agosto de 2011

No Testemunho dos Mártires: Terra, Água e Dignidade

Com o tema No Testemunho dos Mártires: Terra, Àgua e Dignidade, cerca de 15 mil Romeiros fizeram acontecer a 15ª Romaria da Terra do Ceará, na diocese de Itapipoca. Era domingo,7, quando ainda de madrugada começaram a chegar as caravanas vindas de todos os cantos e recantos do Ceará.

A celebração de abertura e envio se deu na Igreja de São Sebastião, onde das mãos do bispo diocesano, dom Antonio, os representantes das dioceses receberam a moringa, a terra e a cruz como símbolos das tendas Terra, Água e Dignidade. As tendas foram divididas por dioceses e se tornaram espaço da partilha da palavra, das lutas e do pão.

Percorrendo as ruas da cidade, os Romeiros entoavam cantos de esperança, de paz e de resistência. Eram muitas as bandeiras de lutas sendo alvejadas no sangue dos Mártires. Todos reafirmando o compromisso com a vida.

Como palavra de vida, durante a celebração de encerramento, a carta da Romaria, convoca a todos: "Romeiros e Romeiras da Terra, da utopia de mundo novo, caminhemos rumo à Terra Sem Males. Continuemos com as mãos na massa, os pés firmes no chão, como povo de Deus que reza, mas coloca a oração no chão da Terra e da Vida, com nossos sonhos e esperanças".




Paróquia de Aracati presente na 15ª Romaria da Terra

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Aracati se fez presente à 15ª Romaria da Terra do Ceará. A Romaria aconteceu domingo,7, na diocese de Itapipoca. Da Paróquia estiveram presentes 60 pessoas de diversas comunidades.

Todos os que participaram da Romaria sentiram-se fortalecidos para continuarem a caminhada. Segundo Jacira Simões "a Romaria é uma experiência para a missão. Comunguei com a realidade dos Mártires, disse ela".Os mais jovens que participaram pela primeira vez tiveram a Romaria como espaço de aprendizado.

A 15ª Romaria da Terra teve como tema: No Testemunho dos Mártires: Terra, Água e Dignidade. E foram muitos os que no Ceará e no Brasil inteiro, diz a carta final da Romaria, tombaram na luta pela posse da Terra.






Bandeira da OPA presente em Romaria simboliza luta dos trabalhadores de Aracati

Muitas eram as bandeiras presentes na 15ª Romaria da Terra do Ceará. De muitos são os anseios por Terra, Água e Dignidade. Todos querendo alvejar as suas bandeiras no sangue dos Mártires.

Em meio a tantas e diversas bandeiras encontrava-se a bandeira da Organização Popular de Aracati - OPA, que segundo Jocélia Ribeiro, integrante da OPA "foi somar forças com outros movimentos que acreditam na organização popular como caminho de transformação". "A bandeira da OPA presente à Romaria quiz simbolizar as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras do povo de Aracati", acrescentou.



Romeiros da Terra são motivados para o 13º Intereclesial

Presente à 15ª Romaria da Terra do Ceará, Batista, membro do Secretariado Nacional para o 13º Intereclesial, motivou os cerca de 15 mil Romeiros a se mobilizarem em torno desse grande acontecimento eclesial que acontecerá em Juazeiro no ano de 2014.

Em sua fala, Batista destacou que este ano é o ano da sensibilização, onde não só a diocese anfitriã é rsponsável mais todo o Regional Nordeste I. O trem está chegando, disse ele. Batista enfatizou ainda os encontros que irão acontecer em preparação ao Intereclesial, como por exemplo, o 6º Nordestão de CEBs em Julho de 2012 na cidade de Itabuna -BA.


PJMP de Aracati sai fortalecida após participar de Romaria

A Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) de Aracati marcou sua presença na 15ª Romaria da Terra do Ceará. A Romaria aconteceu na diocese de Itapipoca e refletiu o tema: No Testemunho dos Mártires: Terra, Água e Dignidade.

O Jovem Josenilson, Comunidade do Outeiro, participou pela primeira vez de uma Romaria e destacou: "Foi muito bom participar da Romaria, pois ver aquela multidão anima a gente a se envolver nas lutas. Foi um aprendizado para a PJMP".

Alguns jovens ainda puderam dar a sua contribuição na animação da tenda Dignidade que foi formada pelas dioceses de Tianguá, Crato, Sobral e Limoeiro do Norte. Para a jovem Juerlani, Comunidade Pedregal, "contribuir na animação da Romaria foi muito gratificante". E acrescentou: "Saí mais fortalecida para continuar a caminhada".