segunda-feira, 19 de outubro de 2015

CARTA ABERTA DIA NACIONAL DA JUVENTUDE – DIOCESE LIMOEIRO DO NORTE



Nós, seiscentos e vinte jovens da Diocese de Limoeiro do Norte-CE, no Dia Nacional da Juventude (DNJ), 18 de outubro de 2015, em Aracati-CE, estivemos reunidos para debater questões que consideramos da maior importância, não só para a juventude, mas para o conjunto da sociedade.
Com o tema central: Juventude Construindo Uma Nova Sociedade, reconhecemos um Jesus lutador, vinculado aos oprimidos e oprimidas, que foi preso político, torturado e executado na cruz a mando dos poderosos de seu tempo. A cruz, cujo significado histórico remonta ao castigo imposto pelo Império Romano aqueles que se colocavam contra a ordem social injusta vigente na palestina de então. Jesus lutou para que todos e todas tivessem vida e vida em plenitude. Esse foi seu crime. Ele agora nos serve de luz, seu exemplo de vida ilumina os caminhos a seguir. 
É preciso cultivar valores na construção dessa nova sociedade que tanto almejamos: o Espírito de Sacrifício nos convoca a nos doarmos por inteiro à causa da justiça e da igualdade; a capacidade de indignação frente as opressões cometidas contra qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo nos chama a sentir nas entranhas as dores dos povos e a agir; a rebeldia contra o machismo, contra a homofobia, contra o racismo e todas as formas de exploração e opressão é condição essencial para seguirmos construindo o projeto defendido pelo Nazareno. 
Neste sentido, denunciamos: a exploração capitalista sobre a classe trabalhadora; a ditadura da mídia manipuladora; o latifúndio e a contaminação dos alimentos pelo uso de agrotóxicos; o saque dos cofres públicos para o pagamento da chamada “dívida pública” tantas vezes já paga; a concentração da riqueza nas mãos de poucos e a consequente expansão da miséria; a segregação e extermínio da juventude, sobretudo, a pobre e negra; a degradação ambiental pelos grandes projetos; a criminalização de pessoas, comunidades e movimentos que lutam contra esse sistema de morte; o sequestro da política pelas grandes empresas;o modelo de desenvolvimento que põe o lucro acima da vida. Somos terminantemente contra a redução da maioridade penal. 
Anunciamos um outro mundo possível, pautado na civilização do amor e da afetividade, livre de discriminações. Nos comprometemos a defender a vida onde quer que ela esteja sendo ameaçada, a construir relações de respeito para com o ambiente, pois somos terra, água e ar.
Queremos e nos comprometemos a beber do mesmo cálice que Jesus bebeu e a sermos batizados com o batismo do qual ele foi batizado, pois, para quem quer segui-lo com fidelidade, não há outro caminho. Somos sabedores/as que sozinhos/as não seremos capazes, por isso contamos com o apoio e participação de todos e todas que vislumbram o Reino de Deus já se fazendo entre nós.
   
                                                         “Este sistema é insuportável.              
   (...) Queremos uma mudança, uma mudança real, uma mudança de estruturas.”
                                                                Papa Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário