segunda-feira, 26 de outubro de 2015

DNJ em Aracati

Aracati, 26 de outubro de 2015.
Por Josenilson Doddy*

Todos os anos, em outubro, desde 1985, as juventudes celebram o DNJ – Dia Nacional da Juventude. Momento este que foi primeiramente encabeçado pelas pastorais da juventude, as únicas organizadas até então dentro das estruturas eclesiais.
Nas últimas décadas, várias expressões juvenis surgiram e se engajaram na construção deste momento, trazendo os anseios das juventudes com temáticas voltadas para as mesmas e dentro do contexto social. A finalidade é de traçar meios para sanar problemáticas não só da juventude, mas da sociedade como um todo, trazendo para os jovens o protagonismo de tais transformações.
Neste ano o DNJ veio com o tema: Juventude Construindo uma Nova Sociedade. A Diocese de Limoeiro de Norte-CE realizou seu momento na paróquia de Aracati, reunindo mais de 600 jovens. Na programação teve uma análise geral do tema, demonstrando o quanto a participação da juventude é crucial para romper com as estruturas de opressão e desigualdade, assim como fez o Cristo Libertador, que lutou para que todos e todas tivessem vida em plenitude.
Também foram trabalhadas diversas oficinas, com algumas temáticas bem reflexivas e polêmicas, todas de fundamental importância para a juventude.
O Encontro produziu, ao final, uma Carta Compromisso que sintetizou o momento, trazendo desde fortes denúncias contra o machismo, a homofobia e o racismo, bem como a degradação da casa comum pelo modelo de desenvolvimento econômico em curso e a exploração da classe trabalhadora no sistema capitalista. A Carta simboliza a aliança da juventude com o projeto defendido por Jesus de forma atualizada.
O DNJ foi um momento riquíssimo de formação, mas é necessário que a juventude se comprometa realmente com o que foi traçado. Que este DNJ não tenha sido apenas um momento de euforia e de debates, pois é necessário colocar em prática a vivência do evangelho, iluminados pelo Nazareno que foi até as últimas consequências em defesa da vida.
Que assim sejamos nós, jovens comprometidos com as causas dos oprimidos, que sejamos capazes de tremer de indignação a cada injustiça, e que lutemos até as últimas consequências para que haja vida, vida em plenitude, pois nós, jovens, temos o poder de transformar e fazer acontecer as necessárias mudanças sociais.





*Josenilson Doddy é militante da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e da Organização Popular (OPA).




Nenhum comentário:

Postar um comentário