sábado, 12 de novembro de 2016

“Fora, Temer!” e muito mais: manifestação popular fecha BR 304 por mais de 8 horas


Por Thales Emmanuel*

Ontem, 11 de novembro, em consonância com a luta nacional organizada por setores da classe trabalhadora, aproximadamente 1000 pessoas fecharam por mais de 8 horas o trânsito de veículos na BR 304, nas imediações do km 43, Aracati-CE.
O protesto, que começou por volta das 7 horas da manhã, contra a retirada de direitos promovida pelo governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB), tinha também outras reivindicações, voltadas principalmente para garantia do acesso à água, à terra e por soluções para os impactos causados pela obra de duplicação de trecho da citada rodovia.
Em torno da Organização Popular (OPA), participaram da mobilização lutadores e lutadoras de vários municípios da região, do Movimento dos/as Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST), da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), do Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE) e de comunidades, rurais e urbanas, quilombolas, operários, professores/as e estudantes.
Uma audiência de negociação foi agendada com o DNIT, mas as pautas relacionadas ao governo estadual não obtiveram resposta. O silêncio do governador Camilo Santana (PT) revoltou a população:
“O que é preciso fazer mais para que sejamos escutados? (Suspiro) Seja lá o que for, faremos. Somos atingidos por problemas sérios aqui. A falta de água é um deles. Falta água para o povo, mas sobra para as fazendas de camarão, que estão poluindo tudo. E o governador, nada responde?! Para que serve um governante? Para quem trabalha? Também tem outras questões, como a da estrada, do cruzamento da CE com a BR. Queremos uma solução. Estão querendo acabar com o nosso histórico acesso.”, revelou, indignada, dona Fátima, moradora da Vila São José.       
No que diz respeito à dimensão nacional, a indignação não era menor:
“Fora, Temer! Pelo Poder Popular! Precisamos reconstruir o Brasil, necessitamos de outro modelo econômico, de outra política, precisamos de participação popular real, direta. Essa não é somente uma mobilização contra o autoritarismo desse governo golpista e seus parceiros. Esta é também uma luta por um projeto alternativo de sociedade. Essa mudança não virá de cima, mas de baixo, através de muito enfrentamento e organização.”, declarou Francisco Augusto, jovem manifestante.
Os/As participantes garantem se manter mobilizados/as até alcançarem os objetivos.

*Thales Emmanuel é militante do Movimento dos/as Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST) e da Organização Popular (OPA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário