sábado, 28 de outubro de 2017

OPA e os desafios da construção do Poder Popular


Por padre Júlio Ferreira* 
A Construção do Poder Popular foi a tônica do encontro regional da OPA - Organização Popular -, que aconteceu de 04 a 06 de outubro em Aracati - Ceará. A História da Revolução Russa nos serviu de análise da conjuntura e base para adentrarmos ao tema. Nada melhor do que se partir de experiências vividas para a compreensão do que se quer construir. 
O projeto de Poder Popular é algo latente, que pulsa nas veias e bombeia o sangue dos militantes e das militantes das causas populares em tempos e espaços diversos. Segundo o MCP - Movimento das Comunidades Populares -, o Poder Popular é a organização permanente de todo o povo em seus locais de moradia, trabalho e estudo. É algo construído de baixo para cima, a partir da base.
Para o pensador marxista uruguaio, Raul Zibechi, o Poder Popular é algo distinto do Estado e que está em conflito com ele, seja num governo de direita ou de esquerda. "O Poder Popular é uma auto-organização de sujeitos revolucionários." Ainda, segundo Zibechi, "nos espaços onde predomina o Poder Popular não poderá ser reproduzida a lógica capitalista. Aí deverão ser potencializadas as práticas comunitárias, socialistas, coletivas, comunistas." "Tem de ser um poder diferenciado," diz ele.
Segundo Ademar Bogo, para o projeto de Poder Popular ser vitorioso é de fundamental importância que se leve em conta duas coisas: a cultura e a luta de classes. "Não pode haver um projeto de sociedade futura sem considerar e sem valorizar a cultura popular". Continua ele: "O projeto é de classe, mas contempla o popular que circunda a classe, quando as forças populares, esperançosas por mudanças, se vinculam ao projeto consciente e solidário formulado pela classe organizada." 
No processo de construção do Poder Popular, um fator que não pode ser esquecido é o poder midiático. O Poder Popular passa também pelo controle da comunicação. Por isso, diz Leopoldo Volanin, é necessária uma reação em conjunto dos movimentos e da sociedade civil organizada para contrapor-se a essa ditadura midiática. "A democratização dos meios de comunicação será a via mais rápida para por fim a conflituosa relação entre mídia e movimentos sociais, sinaliza. 
Esse tema continuará sendo pauta de estudo dos grupos de base para aprofundamento e será retomado no próximo encontro da OPA, nos dias 08, 09 e 10 de dezembro, em Teresina - Piauí. 


*Padre Júlio Ferreira é Missionário Redentorista e militante da OPA.

Um comentário:

  1. Parabens Padre Julio! Excelente texto. Muito bem destacados o que tange o poder popular. Ter consciência de classe é fundamental para perceber o quanto somos explorados pelas elites dominantes. O poder popular é necessário no rompimento desse paradgma.

    ResponderExcluir