terça-feira, 17 de maio de 2011

OPA retoma negociação com prefeitura de Aracati

Hoje,17, as comunidades integrantes da Organização Popular de Aracati (OPA) estiveram mais uma vez mobilizadas em frente a prefeitura municipal de Aracati. Há oito dias atrás, na terça, 10, as comunidades tiveram uma primeira audiência com alguns secretários, sem a presença do prefeito Expedito Ferreira. Na audiência de hoje o prefeito se fez presente nas primeiras horas de negociação.

Em nota de esclarecimento à população, a OPA diz que está organizada e reivindicando direitos básicos negados pelo governo municipal como: recuperação de estradas; melhorias nos postos de saúde e no atendimento médico; regularização fundiária; garantia de recursos para a infra-estrutura dos açudes; melhorias nas escolas e na educação; a não liberação de anuências para carcinicultura; consulta popular sobre qualquer empreendimento no território de Aracati; saneamento básico; melhoria na segurança pública; abastecimento de água; recuperação de barragens e construção de poços.

Ao sair da audiência, por vota das 13:00h, a comissão de negociação reuniu a assembléia para expor as propostas de encaminhamento da pauta por parte da prefeitura. Por unanimidade a assembléia sentiu-se vitoriosa e resolveu suspender o acampamento, mas prometeu que vai ficar monitorando todas as ações e que voltará com mais força, caso o acordo seja descumprido.

Na opinião de Odahi, um dos participantes na negociação, "essa foi mais uma vitória do povo e mais um passo da OPA. Mostra que quando o povo organizado quer as coisas acontecem". E acrescentou: "que essa luta do povo de Aracati sirva de exemplo para outros municípios." Para Diassis, comunidade Venâncio, "o processo de luta da OPA é um modelo novo para nós aracatienses, que nos estimula a lutar pelos nossos direitos, pelo bem das pessoas." Os jovens Paulo e Juerlane, Pedregal, disseram estar se sentindo muito bem em participar dessa mobilização, "pois é exercício de cidadania lutar pelos ideais. É prova de que se está vivo e acordado."

A OPA é uma organização popular, política, sem vínculo partidário eleitoral, de participação direta e com coordenação coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário