terça-feira, 10 de maio de 2011

Prefeitura de Aracati é ocupada pela OPA

A Organização Popular do Aracati - OPA, ocupou nesta manhã, 10 de maio, a Prefeitura de Aracati. Cerca de 100 pessoas, vindas de 10 comunidades (Cajueiro, Canapum, Pedregal, Morrinhos, Venãncio, Terra Esperança, Outeiro, Araguaia, Zumbi dos Palmares e Aroeira Vilany) chegaram por volta de 8:30h na Prefeitura com uma pauta de reinvidicações. Os manifestantes foram recebidos com correntes nos portões e a presença da Guarda Municipal.

" Lá dentro da cidade um clamor, cheio de soluço e dor um desafio para nós. O grito sobe da periferia, semente de um novo dia é preciso despertar. Toda essa gente organizada e a cidade transformada com certeza chegará." Esse era um dos cantos que animava a multidão, que sabia muito bem o que estava fazendo ali, consciente de que as conquistas se fazem na luta.

A pauta de reinvidicações das comunidades foi apresentada por uma comissão ao secretário de Infra-estrutura, José Gonçalves Filho, de Turismo, Francisco José Damasceno e da Secretária de Saúde, Marilza Lima dos Santos, que justificou a ausência do Prefeito Expedito Ferreira. Segundo a Secretária, ele estaria participando da marcha dos prefeitos em Brasília.

Como proposta, durante as negociações, por parte da prefeitura, os secretários irão se reunir com o Prefeito na segunda-feira e analisar toda a pauta de reivindicações, e na terça-feira sentarão novamente com as comunidades para os encaminhamentos. A assembléia aceitou a proposta, deixando claro que quem está com as cartas são as comunidades e não a prefeitura.

Para Jocélia Ribeiro "essa foi uma experiência positiva, pois foi a primeira vez que a comunidade de Pedregal participou de uma luta como essa. Na opinião de Socorrinha, comunidade do Canapum, "as coisas só se resolvem assim." E acrescentou: "Eu e minhas companheiras voltamos para casa mais animadas". Talles, membro da coordenação da OPA, avalia essa mobilização como sendo "um marco na história de luta de Aracati."

A OPA tem um ano de existência e seu objetivo é "trabalhar as bases na formação, mobilização e organização com referência na participação direta, contribuindo na construção, fortalecimento e expansão da organização popular."



3 comentários:

  1. O caminmho se faz ao caminhar"
    Com esta mobilização novos caminhos se abrem na história deste município, castigado por oligarquias, por coroneis. O povo realmente está acordando!!! Está descobrindo a força que tem!!!
    " De repente nossa vista clareou e descobrimos que o pobre tem valor!!!Vamos juntos...

    ResponderExcluir
  2. A POPULACAO INTEIRA DE ARACATI TEM MOTIVOS PRA ESTAR NESSA MOBILIZACAO!
    O POVO TEM PODER!

    ResponderExcluir