segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CEBs em tempo de Justiça e Profecia

A cidade do Cedro, diocese de Iguatu, acolheu nos dias 03 e 04 de setembro o encontro das CEBs do bloco 3. O bloco é formado pelas dioceses de Iguatu, Limoeiro e Crato do regional Nordeste I. O encontro foi assessorado pelo Pe. Vileci Vidal, coodenador do secretariado para o 13º Intereclesial.

O encontro teve como tema de estudo: Justiça e Profecia a Serviço da Vida, que é o tema do Intereclesial. Em sua fala, Pe. Vileci destacou três elementos que caracterizam a profecia: a espiritualidade, a vivência em comunidade e a capacidade de fazer opção. Tudo isso, acrescentou ele, dentro do entendimento da proposta de Jesus.

Presente ao encontro do bloco, o bispo de Iguatu e referencial das CEBs do regional, dom João, dirigiu uma palavra aos participantes: "Estamos juntos nesta caminhada de CEBs. Não somos os iniciadores e não seremos nós a terminarmos esta caminhada, porque as CEBs irão continuar sua missão".

Um artigo de Marcelo Barros, monge Beneditino, encerrou o estudo. Intitulado Precisamos de profetas, o artigo chama a atenção para não esquecermos a memória daqueles e daquelas que não temeram doar a vida pelo Reino. O tempo deles não é passado, mas continua sendo hoje. É na memória dos profetas que "nos damos conta da herança profética que recebemos e, junto com cristãos, pessoas de outras confissões e todos os homens e mulheres que acreditam no amor e na justiça, renovamos nosso compromisso de serviço aos irmãos e luta pacífica para transformamos este mundo", diz Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário