segunda-feira, 21 de março de 2011

CEBs de Fortaleza reinvidica redução de taxa de esgoto

As Comunidades Eclesiais de Base da Arquidiocese de Fortaleza, apoiadas pelas pastorais sociais e entidades populares, realizam nessa terça, 22, manifestação pública em frente a sede da CAGECE. O ato será realizado às 9:00H da manhã, no dia Mundial da água.

O movimento é pela redução da tarifa de esgotamento sanitário que, segundo Carlo Tursi, da coordenação Arquidiocesana de CEBs, "atualmente cobra-se 80% em cima do valor estipulado pelo consumo de água, o que excede a capacidade de pagamento de muitas famílias nos bairros de periferia".

A campanha esgoto já - sem explorar pela redução da taxa de esgoto coseguiu coletar 15 mil assinaturas que serão entregues, junto com um documento reinvindicatório, ao diretor geral da CAGECE.

A coleta de assinaturas teve início no dia 19 de março de 2010 e prosseguiu até o dia 19 de março de 2011, dia de São José. Essa ação faz parte das deliberações do seminário sobre CEBs e Ecologia, realizado em outubro de 2009 pelas CEBs Arquidiocesana de Fortaleza, fruto do 12º Inereclesial de Porto Velho.

domingo, 20 de março de 2011

Paróquia de Aracati aprofunda tema da CF 2011

A paróquia Nossa Senhora do Rosário, Aracati - Ceará, esteve reunida no dia 18 de março para um seminário de aprofundamento da Campanha da Fraternidade 2011.

O seminário aconteceu no auditório do Colégio Marista e contou com a participação de mais de 100 animadores e animadoras das comunidades da paróquia.

Na programação do seminário houve um momento para a fala das comunidades, onde cada uma pode colocar as problemáticas em torno do meio ambiente e os caminhos feitos para encontrar soluções.

Socorrinha (Canapum), Ari (Morrinhos), Jocélia (Pedregal), João Luiz (Cumbe) e Tiago (MST) falaram das agressões ambientais pelas quais passam as suas comunidades, tendo em vista os grandes projetos de carcinicultura e eólica que se alastram na região. Em sua falas enfatizaram a importãncia da organização e da luta em favor da vida no planeta.

Com o tema a Fraternidade e a Vida no Planeta e o lema a criação geme em dores de parto a Campanha da Fraternidade 2011 tem como objetivo "contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condiçoes de vida no planeta."

segunda-feira, 14 de março de 2011

Camocim acolhe coordenação regional das CEBs

A coordenação das Comunidades Eclesiais de Base - CEBs do Regional Nordeste I esteve reunida nos dias 12 e 13 de março de 2011, na cidade de Camocim, diocese de Tiangua.

O encontro contou com a participação dos coordenadores de sete das nove dioceses que compõem o Regional Nordeste I - Ceará, dos assessores e do secretariado para o 13º intereclesial.

Na pauta, além das discussões e encaminhamentos, a coordenação aprofundou o tema da Campanha da Fraternidade 2011: Fraternidade e a Vida no Planeta. A reflexão foi subsidiada pelos textos: O mandamento esquecido (Marcelo Barros); Crise ecológica, crise civilizacional (Manfredo Oliveira) e Planeta Terra: preocupações (Dom Demétrio Valentini).

Um outro momento significativo no encontro foi a escuta das dioceses, onde cada uma das que estavam presentes pode partilhar a sua caminhada. Ao final da partilha, fez-se um minuto de silêncio, para que todos pudessem escutar o que as dioceses ausentes estavam querendo dizer e como a coordenação regional pode ajudá-las.

domingo, 6 de março de 2011

O carnaval e a inversão da justiça

Chamou minha atenção a matéria publicada pelo jornal o povo no dia 04 de março, com a manchete: Aracati - Justiça mantém Carnaval e festa começa hoje. Segundo a matéria o desembargador José Arísio Lopes da Costa, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) cassou a liminar concedida pela juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão, da 1ª Vara da Comarca de Aracati, que proibia o carnaval naquele município.

Na alegação, o presidente do TJCE, diz que “a suspensão do carnaval em Aracati provocaria uma situação de desorganização e caos, uma vez que a Prefeitura já tinha destinado verbas para a festa”. E acrescenta: “Desta sorte, todos os turistas e inclusive a população local estariam prejudicados”. Para o desembargador, José Arísio Lopes da Costa, “o judiciário não pode exigir do Executivo o direcionamento de verbas para atender de forma privilegiada ou específica um determinado setor, em detrimento de outros”.

A liminar da juíza Maria do Socorro Bulcão suspendia o carnaval ou qualquer festa no município de Aracati até que a Prefeitura solucionasse problemas relacionados ao atendimento na saúde pública. A decisão da juíza está pautada numa ação civil pública encaminhada pelo Ministério Público em dezembro de 2010 denunciando o estado alarmante da saúde pública em Aracati.

Na ação civil pública os promotores Alexandre Alcântara, Cledson Ramos e Emilda Afonso
pediram a regularização no pagamento dos salários atrasados dos médicos, desde agosto, como também a interdição do hospital Dr. Eduardo Dias. No entender dos promotores, a partir das constatações feitas e denúncias dos próprios médicos, o hospital não tem as mínimas condições para funcionamento.

Por que a matéria chamou minha atenção? Eu acabara de reler um capítulo do livro O que faz o brasil, Brasil? de Roberto DaMatta. O capítulo fala justamente sobre o carnaval, onde o carnaval é definido por ele como sendo basicamente a inversão do mundo. “Sabemos que o carnaval é definido como liberdade e como possibilidade de viver uma ausência fantasiosa e utópica de miséria, trabalho, obrigações, pecado e deveres”, diz DaMatta.

A depender do desembargador, José Arisio Lopes da Costa, o povo aracatiense não terá quarta-feira de cinzas. E o que deveria ser prioridade, como bem entedeu a juiza Maria do Socorro Montezuma Bulcão, continuará invertido e embargado a mercê daqueles que só se beneficiam do povo e das suas misérias encobertas de fantasias.