terça-feira, 17 de maio de 2011

OPA retoma negociação com prefeitura de Aracati

Hoje,17, as comunidades integrantes da Organização Popular de Aracati (OPA) estiveram mais uma vez mobilizadas em frente a prefeitura municipal de Aracati. Há oito dias atrás, na terça, 10, as comunidades tiveram uma primeira audiência com alguns secretários, sem a presença do prefeito Expedito Ferreira. Na audiência de hoje o prefeito se fez presente nas primeiras horas de negociação.

Em nota de esclarecimento à população, a OPA diz que está organizada e reivindicando direitos básicos negados pelo governo municipal como: recuperação de estradas; melhorias nos postos de saúde e no atendimento médico; regularização fundiária; garantia de recursos para a infra-estrutura dos açudes; melhorias nas escolas e na educação; a não liberação de anuências para carcinicultura; consulta popular sobre qualquer empreendimento no território de Aracati; saneamento básico; melhoria na segurança pública; abastecimento de água; recuperação de barragens e construção de poços.

Ao sair da audiência, por vota das 13:00h, a comissão de negociação reuniu a assembléia para expor as propostas de encaminhamento da pauta por parte da prefeitura. Por unanimidade a assembléia sentiu-se vitoriosa e resolveu suspender o acampamento, mas prometeu que vai ficar monitorando todas as ações e que voltará com mais força, caso o acordo seja descumprido.

Na opinião de Odahi, um dos participantes na negociação, "essa foi mais uma vitória do povo e mais um passo da OPA. Mostra que quando o povo organizado quer as coisas acontecem". E acrescentou: "que essa luta do povo de Aracati sirva de exemplo para outros municípios." Para Diassis, comunidade Venâncio, "o processo de luta da OPA é um modelo novo para nós aracatienses, que nos estimula a lutar pelos nossos direitos, pelo bem das pessoas." Os jovens Paulo e Juerlane, Pedregal, disseram estar se sentindo muito bem em participar dessa mobilização, "pois é exercício de cidadania lutar pelos ideais. É prova de que se está vivo e acordado."

A OPA é uma organização popular, política, sem vínculo partidário eleitoral, de participação direta e com coordenação coletiva.

domingo, 15 de maio de 2011

"Honra a quem honra merece"

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Praia do Futuro, em Fortaleza, estão ganhando as ruas com uma campanha popular. A campanha solicita da prefeitura a mudança do nome da "praça 31 de Março" para "praça Dom Helder Camara."

No abaixo assinado as CEBs dizem: "Nós os subscritos, vimos, por meio deste, solicitar aos Exmos. Senhores Vereadores da Cãmara Municipal de Fortaleza e à Exma. Senhora Prefeita Luiziane Lins, a mudança do nome da praça 31 de março, triste lembrança do golpe militar em praça Dom Helder Camara, homenageando o mais ilustre religioso cearense, defensor dos pobres e dos Direitos Humanos. Honra a quem honra merece".

Com essa campanha as CEBs pretendem convencer os legisladores da Cãmara Municipal e o próprio poder Executivo de que essa é uma causa justa e que a cidade de Fortaleza tem uma dívida para com a pessoa de Dom Helder, "cuja casa paterna - antigamente situada frente ao Passeio Público ( praça dos Mártires) - não soube preservar como patrimônio público, permitindo sua demolição.







terça-feira, 10 de maio de 2011

Prefeitura de Aracati é ocupada pela OPA

A Organização Popular do Aracati - OPA, ocupou nesta manhã, 10 de maio, a Prefeitura de Aracati. Cerca de 100 pessoas, vindas de 10 comunidades (Cajueiro, Canapum, Pedregal, Morrinhos, Venãncio, Terra Esperança, Outeiro, Araguaia, Zumbi dos Palmares e Aroeira Vilany) chegaram por volta de 8:30h na Prefeitura com uma pauta de reinvidicações. Os manifestantes foram recebidos com correntes nos portões e a presença da Guarda Municipal.

" Lá dentro da cidade um clamor, cheio de soluço e dor um desafio para nós. O grito sobe da periferia, semente de um novo dia é preciso despertar. Toda essa gente organizada e a cidade transformada com certeza chegará." Esse era um dos cantos que animava a multidão, que sabia muito bem o que estava fazendo ali, consciente de que as conquistas se fazem na luta.

A pauta de reinvidicações das comunidades foi apresentada por uma comissão ao secretário de Infra-estrutura, José Gonçalves Filho, de Turismo, Francisco José Damasceno e da Secretária de Saúde, Marilza Lima dos Santos, que justificou a ausência do Prefeito Expedito Ferreira. Segundo a Secretária, ele estaria participando da marcha dos prefeitos em Brasília.

Como proposta, durante as negociações, por parte da prefeitura, os secretários irão se reunir com o Prefeito na segunda-feira e analisar toda a pauta de reivindicações, e na terça-feira sentarão novamente com as comunidades para os encaminhamentos. A assembléia aceitou a proposta, deixando claro que quem está com as cartas são as comunidades e não a prefeitura.

Para Jocélia Ribeiro "essa foi uma experiência positiva, pois foi a primeira vez que a comunidade de Pedregal participou de uma luta como essa. Na opinião de Socorrinha, comunidade do Canapum, "as coisas só se resolvem assim." E acrescentou: "Eu e minhas companheiras voltamos para casa mais animadas". Talles, membro da coordenação da OPA, avalia essa mobilização como sendo "um marco na história de luta de Aracati."

A OPA tem um ano de existência e seu objetivo é "trabalhar as bases na formação, mobilização e organização com referência na participação direta, contribuindo na construção, fortalecimento e expansão da organização popular."