segunda-feira, 19 de março de 2012

Articuladores das CEBs do Ceará visitam projeto Mandala

A articulção das CEBs do Regional Nordeste I - Ceará, visitou na manhã de sábado, 17, o projeto Mandala, na comunidade Jacú, em Mombaça. Essa experiência é pioneira em Mombaça e conta com dois projetos, um com 18 canteiros e o outro com 10. Dona Irene, coordenadora do projeto, fez o treinamento de 7 dias em Quixeramubim - Ceará. Segundo Dona Irene "prá quem sabe trabalhar é um projeto muito bom."

Os pequenos produtores apresentam orgulhosos os frutos da terra. Aqui, diz Dona Irene, "nós temos a cenoura, a beterraba, o milho verde, o mamão, o maracujá, a graviola, a batata doce..." E os articuladores das CEBs puderam se deliciar com os frutos e assim, como o criador diante da criação, voltaram maravilhados vendo que tudo aquilo "era muito bom."

A idéia da Mandala é fazer com que os pequenos agricultores aproveitem o máximo a pouca água, ajudando-os na aprendizagem de convivência com o semi-árido. A Mandala se constitui de um reservatório de água circular com o plantio feito ao seu redor. A mandala prevê ainda a inclusão de animais. No projeto da comunidade Jacú existem peixes e patos.

A articulação das CEBs do Regional esteve reunida em Mombaça, diocese de Iguatu, nos dias 16, 17 e 18 de março de 2012. Além da visita ao projeto da comunidade Jacú, visitou também a comunidade Morada Nova, aprofundou o tema da CF 2012 e encaminhou questões relacionadas ao Reigional, Nordestão e 13º Intereclesial.





Nenhum comentário:

Postar um comentário