quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Organização Popular fecha BR 304 em Aracati

A Organização Popular de Aracati – OPA - fechou hoje, 10, a BR 304, em Aracati. Com cantos e palavras de ordem, os manifestantes reivindicavam um foto sensor, a curto prazo, e uma passarela a longo prazo, dentro da conclusão da obra da ponte sobre o rio Jaguaribe, parada há mais de um ano. A interdição da BR 304 se deu ao longo de três horas, na comunidade Pedregal, só sendo liberada com a chegada do DNIT, que garantiu o foto sensor para 45 dias.
Com a ampliação da ponte, também a BR 304 está passando por modificações, sendo que algumas famílias, a escola, a creche e a Igreja Católica serão removidas. A nova escola e a creche já estão prontas e o dia 19 de outubro foi anunciado como data de inauguração. Sabendo dos riscos que as crianças irão correr, a comunidade resolveu se antecipar e exigir uma ação dos órgãos competentes.
A mobilização que aconteceu hoje é fruto da tomada de consciência das comunidades de que já não dá mais para esperar. “Essa luta é nossa, essa luta é do povo, e só lutando se constrói um Brasil novo”, dizia um dos cantos. “Se não acontecer nós estaremos na luta de novo, disse Auxiliadora, do núcleo da OPA de Pedregal.” Para seu João Itamar essa mobilização foi uma demonstração de que o povo organizado é vitorioso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário