sábado, 1 de agosto de 2015

A caminho do caos



Aracati, 29 de julho de 2015.
Por JosenilsonDoddy*

Há décadas, cientistas, filósofos, teólogos e pessoas de vivência prática apontam reflexões sobre a situação da nossa casa, nossa mãe, que “geme como que em dores de parto” (Rm 8,22).
A humanidade é chamada a se conscientizar sobre o estilo de vida adotado e imposto que dizima a vida. Uma cultura de descarte, onde as matérias-primas e recursos naturais são esgotados e se convertem rapidamente em lixo, afetando nitidamente a terra e os seres humanos, que nada mais são que parte desta grande obra.
Até o século XX, muitos acreditavam e defendiam que a função do homem era conhecer a natureza para dominá-la. Partindo desse princípio, a degradação exacerbada foi adquirindo forças através do sistema do capital, que prioriza, antes de tudo, o lucro, sendo a vida tratada como algo banal e sem valor. Neste sistema, o ser humano, dotado de inteligência e força física, ataca a terra e aos que se colocam em sua defesa, como diz Ademar Bogo.
A propriedade privada pode ter surgido da carência dos meios de sobrevivência. No entanto, no decorrer da história, tornou-se a razão de ser da sociedade, constituída na forma concreta da relação da força do trabalho com o capital. O ter ganhou força total, o egoísmo se proliferou e a ganância humana passou a destruir os recursos naturais em prol da concentração do poder, exaurindo uma boa parte da vida do planeta e levando o mundo ao caos da destruição, colocando-o em crises irremediáveis, se considerado o princípio ativo advindo da mesma lógica de destruição.
Criou-se um círculo vicioso, no qual a intervenção humana para resolver uma dificuldade, muitas vezes agrava ainda mais a situação. Por exemplo: muitos pássaros e insetos, que desaparecem por causa dos agrotóxicos criados pela tecnologia, são úteis para a própria agricultura, e o seu desaparecimento deverá ser compensado por outra intervenção tecnológica, que possivelmente trará novos efeitos nocivos (Papa Francisco,2015).
 O sistema do lucro, imposto para a sociedade, causa os problemas com sua degradação e, através de seus meios tecnológicos, maquia uma solução que logo acarretará em mais problemas, somente para que se continue a produzir exacerbadamente novas tecnologias, sugando e destruindo a cada dia a vida do planeta, para que se aumentem os lucros que beneficiam uma minoria da população. Mas as consequências do caos atingem principalmente aqueles que sobrevivem com as migalhas e tão pouco usufruem do tal “progresso”.
As estimativas apontam que a água, um bem comum de todos, está em uma grande escassez e que provavelmente, em algumas décadas, não será mais de todos e sim daqueles que poderão pagar pelo seu preço para consumi-la. Apenas 2,5% da água do planeta é potável. Menos de 10 países, dentre eles o Brasil, detém 60% desta totalidade. Destaca-se que 70% de toda a água utilizada hoje é consumida na agricultura, nas lavouras irrigadas. O restante, 20%, é destinado à indústria, e apenas 10% para o consumo humano, sendo que 1/5 da humanidade não dispõem de água potável (ONU, 2006). 
Aponta-se para um futuro, não tão distante, que guerras serão travadas para se obter o controle do que ainda resta de água potável e quem ganhará com isso novamente serão aqueles que detêm o poder de guerra. Diariamente é repassado para a população em geral que devemos reduzir o consumo d’água, que este bem está prestes a acabar, sendo que, quem de fato consume a grande maioria de água são as empresas, indústrias e grandes negócios do capital, os diretamente responsáveis por toda esta catástrofe.
De fato, todos devem tomar medidas imediatas de preservação e cuidado com o planeta; porém, os verdadeiros culpados continuam a destruir com seu consumismo exagerado e tão pouco se importam com os que realmente sofrem, pois estão amparados por suas tecnologias e quase não sofrem com os impactos e danos causados pelo sistema. A pergunta que nos preocupa é: se o sistema atual persistir, permitirá que se use qualquer bem da natureza sem pagar?
A necessidade de que se obtenha outro sistema é urgente e nitidamente visível. O sistema capitalista já chegou a seu limite, levando o planeta ao caos. O poder de mudança está nas mãos dos que sofrem diariamente com os danos, pois as estruturas do sistema só serão modificadas através da organização popular. E quando o povo de fato assumir o poder, saberá como viver em abundância, sem exaurir a vida do planeta. Quando a igualdade social existir,a humanidade compreenderá que somos parte da mãe terra e que dela devemos cuidar. Mas para que isso aconteça é necessário estruturar um novo sistema e que nele a vida esteja em primeiro lugar.

*JosenilsonDoddy é militante da Organização Popular (OPA) e da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário