quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Em volta da lagoa




*Por Pe. Julio Ferreira, C.Ss.R.

Penso que nós, Igreja da libertação, organizações e movimentos populares, temos uma enorme responsabilidade diante da atual situação conjuntural em que nos encontramos. O principal motivo que me leva a essa conclusão se liga diretamente à confiança e referência que representamos para o povo, com suas necessidades e expectativas. 

Diante disso, acredito ser da mais fundamental importância, e não pode ficar para mais tarde, a revisão de métodos, estratégias e até o realinhamento com nossos objetivos. Se não fizermos isso, estaremos fadados a mesmice e ao descrédito. Está mais do que na hora de avançarmos para águas mais profundas, de comermos algo mais substancial, de enfrentar o grande capital com outra arma que não seja a pedra e o estilingue. Precisamos nos inquietar e não ficarmos satisfeitos com o que estamos fazendo e como estamos fazendo.

Como os filhos das trevas são mais espertos do que os filhos da luz, eles já sabem que nós iremos chegar de madrugada e que iremos acampar; já sabem quais são as nossas reivindicações e as promessas que irão fazer; eles já sabem que daremos a volta em torno da lagoa, faremos uma longa caminhada, celebraremos a missa e voltaremos para casa sem ousadia. Eles já sabem, investem e apostam em nossa dispersão, divisão... enquanto se articulam e ganham coesão.


Sei que não é fácil se desfazer daquilo que há anos se tem feito, mesmo não trazendo os resultados esperados. Ter conquistado o pouco já nos dá a sensação de sermos vitoriosos. Mas não é para isso que existimos, não é essa a nossa razão de ser: ficar dando volta em torno de nós mesmos e aceitar que esse sistema perverso continue nos dando as sobras e nos mandando de volta pra casa não faz parte das nossas origens. É preciso voltarmos às nossas raízes.

Ao longo dos anos e da nossa história temos acumulado experiências e conteúdos. Creio que, se sentarmos organizados e colocarmos todos os nossos saberes em comum, vai nascer algo jamais visto, mas há muito esperado. Nos demos essa oportunidade. Todos sairemos ganhando. E não serão migalhas.

*Missionário Redentorista, Militante da Organização Popular de Aracati - OPA - Jornalista e Assessor das CEBs do Regional NE 1.

Um comentário:

  1. Gostei muito, Padre Júlio. Você me representa. Precisamos estudar e praticar novos métodos para sermos mais coerentes e eficientes na construção do projeto de Jesus.

    ResponderExcluir