quinta-feira, 10 de setembro de 2015

JOGO DE INTERESSES


Aracati, 04 de setembro de 2015.

*Por Jonesilson Doddy

 
“Bem comum”, ideia que a sociabilidade burguesa trata de esvaziar de forma e de conteúdo. Enquanto interesses individuais e interesses coletivos se digladiam numa luta de morte, a indignante desigualdade social já não indigna tanta gente, torna-se espetáculo, audiência, pânico de chegar também à minha porta.

No campo político, este conflito está nitidamente presente. Os partidos se esquecem do caráter universalizador que deveriam carregar, ainda que alguns só hipocritamente, e pisam a rinha do poder já sem disfarce: “Se eu cair, levarei muita gente comigo.” O adversário antagônico torna-se rapidamente o aliado inseparável, ambos precisam devolver, multiplicado, o que foi entregue por seus financiadores de campanha. As grandes empresas universalizam entre si o direito, quer dizer, o poder de eleger seus governantes.

Tempos de crise. O capitalismo é uma crise! A direita convoca, sai às ruas com gritos antes só ouvidos de gargantas de esquerda. Estratégias para atrair o povo para seu lado. Quer chantagear, provocar sangria, quer derrubar o governo custe o que custar.

E a esquerda? Vai às ruas com seus gritos e bandeiras. Alguns movimentos até defendem o atual governo. “A outra direita é ainda pior”, alegam. O governo se encontra sufocado e sem forças. Chegou ao poder graças aos movimentos e organizações populares, mas não governou com os mesmos. Aliou-se à chantagem, sendo alvo desta. Não percebe que chantagem exitosa é só a premissa para mais chantagem? Tombando pro lado de cá, o governo busca se apoiar nos movimentos, que, por sua vez, ficam sem apoio do governo.

Impossível sobreviver por longa data neste jogo de interesses.

Para os movimentos e organizações populares, nem retrocessos nem falsas alternativas. Caminhar como se pode, com a condição de ser com as próprias pernas.

 

 

*Josenilson Doddy é militante da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e da Organização Popular (OPA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário