terça-feira, 19 de julho de 2016

Formação de Militantes das Causas Populares



Por Thales Emmanuel*
Entre os dias 13 e 17 de julho, na Comunidade de Resistência Luiz Carlos, em Russas-CE, trinta jovens participaram do 2° Curso de Formação de Militantes das Causas Populares – CFMCP.
Os/As educandos/as são oriundos de vários municípios da região do Vale do Jaguaribe e de Teresina-PI. Vieram aprofundar os estudos de temáticas como: O Que é Militância das Causas Populares, Como Funciona a Sociedade, Gênero e Diversidade Sexual, Época e Militância de Jesus de Nazaré, Teatro do Oprimido, Ditadura e Manipulação Midiática e Juventude Construtora de Uma Nova Sociedade.
O CFMCP é uma iniciativa da Organização Popular – OPA – e contou com a participação de jovens da Pastoral da Juventude (PJ), da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e do Movimento dos/as Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST).


“O desafio maior agora é o retorno ao trabalho de base, onde interagiremos na prática com o aprendizado adquirido aqui no curso”, destacou Leandro, educando e militante do MST.


Os educandos e educandas escolheram “Jucá” para nome da turma, por se tratar de madeira utilizada na luta de resistência dos povos originários contra o europeu colonizador.



“Estamos construindo perspectivas de Poder Popular. É juventude que se vincula à classe oprimida e explorada na construção de uma sociedade libertada, socialista”, falou Marcelo Nascimento, da coordenação da OPA.


*Thales Emmanuel é militante do MST e da OPA.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. "Me dizes com quem tu andas e direi quem tu és". Sempre me inquietei com esta afirmativa dita por minha avó, mas por puro medo não ousava perguntar o que significava. Hoje como militante da OPA entendo perfeitamente que o chão onde militamos e com quem andamos diz quem somos: Trabalhadoras/trabalhadores construindo uma nova sociedade, bem perto do povo oprimido sem terra, sem teto, sem direitos e, ao mesmo tempo bem consciente de que nosso sonhos não cabem nas urnas. As mudanças necessárias da sociedade virão principalmente pela luta permanente das juventudes organizadas. Avante "juventude missionária inquieta e solidária".

      Excluir