terça-feira, 2 de agosto de 2016

Somente a opção preferencial pelos pobres já não basta

Por Josenilson Doddy* 

Qual a utilidade da pobreza, senão para servir como meio de sustentação desse sistema insuportável?  
Ora, é preciso que se tenha pobres para que a classe burguesa siga dominante. O exército industrial de reserva é um exemplo. A fabricação da pobreza marginal aos meios de produção determina o impiedoso grau de exploração da pobreza incluída no trabalho assalariado. 
Mas o capitalismo, incompatível com a realização da justiça e da igualdade sociais, depara-se, mortalmente, com a classe trabalhadora (pobres), a única força propulsora capaz de superá-lo.   
O antagonismo das classes torna ficção qualquer tentativa que tenha no diálogo entre exploradores e explorados o melhor jeito de resolver os conflitos. 
As Comunidades Eclesiais de Base - CEBs, a parte da Igreja cujo carisma passa pela opção preferencial pelos pobres, têm a grande missão de fazer trabalhadores e trabalhadoras perceberem sua força transformadora em meio a tantos sofrimentos. 
As CEBs não podem lidar com o sofrimento dos pobres seguindo a cartilha da dominação. O sentimento de pena conduz a gestos de caridadegestos de esmola, esmola de pão, esmola de dedicação. Por isso desvia os rumos do projeto de justiça e vida plena. 
Numa sociedade de tanta fartura, a pobreza só pode ser um fenômeno artificial. O pobre é, na verdade, empobrecido.  
assistencialismo é a política de dominação que bloqueia o acesso dos/as empobrecidos/as às origens do empobrecimento. Por essa razão, a práxis da militância das causas populares não pode se furtar em questionar a pobreza: De onde vem?   
A compaixão faz sentir nas entranhas a dor "alheia". A indignação sacode corpo e alma para uma atitude. O olhar alimenta esperanças rebeldes, contribuindo para que trabalhadores e trabalhadoras percebao quão necessário é se organizar e lutarOs conflitos entre as classes não se iniciarão aíapenas se tornarão perceptíveis, compreensíveis. Os/As empobrecidos/as, despidos/as de ilusões, estarão preparados/as para os embates necessários. 
Para a construção de uma nova sociedade, a preferência pelos/as pobres é um primeiro passomaspara que de fato a derrubada do sistema capitalista aconteça, é preciso ir além, é preciso atuar para que os/as próprios/as pobres se unam e façam acontecer.     


*Josenilson Doddy é militante da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e da Organização Popular (OPA).
     
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário