sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

A lógica do amor

Por Thales Emmanuel*

Ingenuidade é atribuir ao “amor ao próximo” uma conceituação exclusivamente ética, moral. A prioridade dada à pessoa humana versa mesmo é de pressuposto lógico-existencial.
A igualdade social não é só um clamor, um grito ou uma utopia. A igualdade social é nosso passaporte para o futuro. A tecnologia mais avançada, sequer imaginada nos filmes de ficção, aquela que nos conduz ao amanhã, pode ser experimentada com um simples “sair de si”, e só dessa forma.
Sem esse reencontro com nosso princípio existencial fundador – o outro –, a bomba atômica prevalecerá. A mais-valia esgotará de tal maneira a natureza, que uma reação liquidante para a humanidade será inevitável. A vida exigirá passagem. A prevalência da bomba é nossa morte. E a supremacia da propriedade privada se constitui na mais vergonhosa sujeição da humanidade ao Império da Pólvora.
Engana-se quem acredita que com gás lacrimogêneo ou chumbo, pau-de-arara ou difamação jornalística, encardirá na maioria o estigma da eterna humilhação. A memória transpira, exala-se em sangue, sangue que banha a pele e a favela inteira. Tá na carne, não no cérebro. Quantas Bastilhas arrasadas a mãos nuas serão ainda necessárias até que compreendamos que a mentira e a opressão são cumulativas? O “estrondo do trovão” ressurgirá invariavelmente, em feição de revolta ou de Revolução.
Assim, nunca será redundância dizer que o ser humano nasceu para ser gente, não numa sociedade alicerçada em antagonismo de classes, como a capitalista. Antes, trata-se de denúncia, alimento revolucionário.
Que a lógica do amor não deixe se “apagar o arco-íris”!  
   

*Thales Emmanuel é militante do Movimento dos/as Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST) e da Organização Popular (OPA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário