segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
Uma voz profética no Senado
O senador Inácio Arruda ( PCdoB-CE) indicou dom Manuel Edmilson da Cruz, bispo emérito da diocese de Limoeiro do Norte, para receber a comenda "Direitos Humanos Dom Helder Cãmara." Dom Edmilson surpreendeu os senadores, quando no plenário da casa recusou a comenda.
Em sua fala dom Edmilson lamentou o aumento que os senadores deram a si mesmos de 61%, enquanto o salário dos trabalhadores sobe em "rítimos de lesmas". "Quem assim procedeu não é parlamentar. É para lamentar", disse dom Edmilson.
O gesto profético de dom Edmilson, nesse tempo de natal, nos indica que a estrela de belém continua anunciando uma grande esperança. Que a ousadia desse profeta, dom Edmilson, nos inspire no florescer de uma Igreja profética.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Fórum de Aracati é ocupado pela OPA
A principal pauta de reinvidicação das comunidades Canapum, Venãncio, Ilha São José, Cajueiro, Morrinhos, Cumbe e Aroeira Vilany é a celeridade, por parte da justiça, dos processos enviados pelo Ministério Público contra as empresas de carcinicultura, que com o empreedimento vem afetando as comunidades.
Segundo a OPA, em carta aberta à população aracatiense, "o meio ambiente encontra-se degradado com áreas de preservação devastadas, águas salinizadas, mortandade de mariscos e peixes, aterramento de lagoas e uma infinidade de problemas que já deveriam ter sido resolvidos, não fosse a morosidade da justiça e o descaso dos governos Federal, Estadual e Municipal."
Para João Batista, da Comunidade do Cajueiro, "essa ocupação foi positiva no sentido de mostrar a força dos pequenos quando se juntam para reivindicar os seus direitos negados." Na opinião de Socorrinha, da Comunidade de Canapum, "o fato de as comunidades terem sido recebidas pelos Juizes se deu pela organização e articulação" e acrescentou: "nós saimos mais fortalecidos ".
A OPA tem nove meses de gestação. Para todos os que fazem parte dessa organização, hoje foi o dia do seu nascimento.
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
CEBs de Fortaleza realiza assembléia em clima de refundação
Cerca de cem representantes de comunidades da periferia e das regiões da praia, serra e sertão da arquidiocese participaram da assembléia, que teve como objetivo principal o estudo do documento 92 da CNBB - Mensagem ao Povo de Deus sobre as Comunidades Eclesiais de Base.
Pe. Vileci Vidal, secretário do 13º Intereclesial, esteve presente à assembléia para expor o processo de preparação feito até o momento. Vidal esclareceu sobre a necessidade de um envolvimento de todas as dioceses do Regional no acolhimento do 13º Intereclesial que aontecerá em Julho de 2013 na diocese do Crato.
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Caldeirão do beato José Lourenço é inspiração profética para as CEBs
A comunidade do Caldeirão do beato José Lourenço ficava nas terras do Pe. Cícero no município do Crato. Ela era pautada pelo tripé: oração, trabalho e abundância. No ano de 1926 a população era de 200 pessoas, aumentando consideravemente com a seca de 1932. Em 1936 chegou a 2000 habitantes. O caldeirão, segundo Pe. Vileci Vidal, "tornou-se sinal de liberdade camponesa, onde se prosperou uma vida baseada na experiência das primeiras comunidades cristãs."
A 11ª romaria do Caldeirão do beato José Lourenço teve como tema: Vida em primeiro lugar, tema do 16º grito dos excluídos 2010. Nos tempos atuais o Caldeirão continua sendo referência e inspiração profética para as CEBs.
13º Intereclesial é pauta da XVII assembléia de CEBs do regional NE I
Padre Anastácio, assessor da assembléia, destaca que é importante cada diocese entender o intereclesial já acontencendo. Para ele, 2013 será a celebração do que as comunidades vivenciarem durante este tempo de preparação. "A defesa da vida, na prática da justiça e da profecia é a retomada daquilo que nos identifica, diz Padre Anastácio."
A assembléia, além de estudo, possibilitou também a partilha da caminhada das dioceses e os encaminhamentos para o 13º intereclesial enquanto regional.
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Paróquia de Aracati acolhe 16º Grito dos Excluídos e Excluídas da diocese
Anunciar, em diferentes espaços e manifestações populares, sinais de esperança com a perspectiva de transformação através da unidade, organização e das lutas populares e denunciar todas as formas de injustiças promovidas pelo sistema capitalista implantado em nosso país, que causa a destruição e a precarização da vida do povo e do planeta é o objetivo da 16ª edição do grito dos/as excluídos/as.
Embora se diga que o Brasil avançou e que são muitas as melhorias e benefícios alcançados pela população, há uma realidade sufocada que precisa ser gritada. São rostos desfigurados de crianças, de jovens, de idosos, de mulheres e homens, como nos fala o documento de Puebla, que continuam à margem de um sistema excludente que visa o progresso para uma pequena minoria. Por isso o lema do 16º grito dos excluídos e excluídas: Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas construir um projeto popular.
É nesse contexto que o grito desse ano traz como proposta a participação no plebiscito popular pelo limite da propriedade da terra. No Brasil desde a chegada dos europeus, em 1500, a concentração de terra é grande. O plebiscito tem o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira para a realidade agrária do país.
O grito dos excluídos e das excluídas teve sua origem no setor pastoral social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ele nasce como continuidade à reflexão da Campanha da Fraternidade de 1995 que abordava o tema Fraternidade e Excluídos. É uma manifestação popular, espaço de animação e profecia que envolve pessoas, grupos, entidades, Igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos e excluídas.
quinta-feira, 29 de julho de 2010
MST reivindica melhorias para assentamentos em Aracati
Na chegada, dia 27, os trabalhadores foram recebidos com os portões lacrados e spray de pimenta. Um forte aparato policial foi montado como se estivessem preparados para uma guerra. O prefeito municipal, Expedito Ferreira, mandou comunicar, através de seu secretariado, que não se encontrava em Aracati. A audiência com o movimento foi agendada para às 10:00h do dia 28.
Após 5 horas de negociações, o movimento decidiu por encerrar a manifestação. Na avaliãção do MST, o saldo foi positivo. A maioria da pauta foi encaminhada. O passo agora é de monitoramento. E caso os prazos dados pela gestão municipal não se cumpram, segundo o movimento, a luta continua.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Grito dos Excluídos é tema de encontro na diocese de Limoeiro
O 16º grito dos excluídos traz como lema: "Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular". E estará marcado por duas forças motivadoras: a vida e os direitos e a participação no plebiscito popular pelo limite da propriedade da terra.
O encontro de Limoeiro provocou os participantes a olharem para a realidade local, procurando perceber as negações de direitos nela existente. Para a assessora Jovelina, professora de história da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, "é preciso estarmos prontos para neutralizar os discursos de desenvolvimento, que se apresentam de forma demolidora e como única alternativa".
Segundo o professor da Faculdade Católica de Fortaleza - FACAF, Júnior Aquino, "o grito é um evento de massa que pressupõe um trabalho de base". É isso que vai acontecer em todas as paróquias e comunidades da diocese até o dia 07 de setembro, dia do grito. Este é um compromisso de todos.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Precisamos Respirar
Há 20 dias a comunidade da Mutamba, no município de Aracati - CE, tomou uma decisão extrema de fechar a estrada que liga o município de Aracati aos municípios de Itaiçaba e Jaguaruana. O descaso do poder público levou a comunidade a tomar a decisão. "Desde novembro de 2009 a comunidade busca resolver pelo diálogo com a administração municipal, mas não há vontade política da parte do munícipio em resolver a situação", afirma Maria Oliveira, presidente da associação de moradores da Mutamba.
Os moradores da comunidade da Mutamba querem simplesmente o direito de poder respirar. Por causa da poeira são muitos os problemas respitatórios. Pela estrada da Mutamba, embora o governo municipal diga o contrário, trafegam carros pesados das empresas de carcinicultura. Segundo a promotora Emilda afonso de Sousa "o ato de fechar a estrada não é crime, pois trata-se de um estado de necessidade. A saúde, os filhos estão comprometidos com a poeira".
Elson Hélio Moreira,11, sabe muito bem o porque do fechamento da estrada e traduziu com a poesia: Estava na beira da estrada,
Uma galera começou a chegar
E o que eles falavam:
OPA, OPA, OPA LÁ!
Nós lutamos por nossos direitos,
Com razão queremos reclamar
Queremos calçamento feito
Prá podermos respirar.
domingo, 30 de maio de 2010
"A Santíssima Trindade é a melhor Comunidade"
Durante a semana que antecedeu a solenidade da Santíssima Trindade, as CEBs do Regional Nordeste I - Ceará - estiveram refletindo o sentido da Palavra para as comunidades e a força dos Sacramentos na vida e na missão.
As CEBs, animadas pelo Espírito que conduziu Jesus em sua missão, são comunidades vivas que concretizam e fazem acontecer a Igreja Povo de Deus. Para dom Antônio Possamai, bispo emérito da diocese de Ji-Paraná, "a maior invenção que o Espírito Santo fez nos últimos tempos foram as CEBs."
terça-feira, 18 de maio de 2010
OPA realiza audiência pública em Aracati
A audiência pública aconteceu no auditório do colégio Marista e contou com a presença do Ministério Público, da Defensoria Pública e de diversas secretarias municipais. O prefeito municipal, Expedito Ferreira, não compareceu a audiência, se fazendo representar pelo secretário de esporte e juventude, Amadeu Felix.
"Pressionar para fazer valer os direitos é prioritário para a população, pois o preço da liberdade é a eterna vigilãncia", disse o promotor Cledson Ramos. Segundo o presidente da associação de moradores do Venâncio, Francisco de Assis, essa audiência pública veio revigorar as forças para a continuidade da luta.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Lei que proibe pulverização aérea é pauta de audiência pública
Para o advogado João Alfredo Telles, presente a audiência, o município tem sim competência para aprovar essa lei. "O intereese do meio ambiente é de interesse público. Entre os interesses dos proprietários e a defesa do meio ambiente, prevalece o meio ambiente," disse Telles. Concluindo sua fala, Telles sugeriu aos vereadores que a lei aprovada passe a se chamar José Maria, em homenagem ao companheiro ambientalista assassinado na comunidade Tomé, na chapada do Apodi, em 21 de abril de 2010.
Em preparação para essa audiência, as Comunidades Eclesiais de Base, movimentos e pastorais sociais fizeram, pela manhã, uma concentração na comunidade do Tomé para gritar, em alto e bom som, que a luta do companheiro José Maria não foi em Vão. Após o café partilhado, entoando cantos e palavras de ordem, marcharam para o lugar do assassinato de Zé Maria e em seguida para Limoeiro.
terça-feira, 11 de maio de 2010
CEBs na Vida
Em seu testemunho na quinta-feira,6, Ana Maria disse aos participantes da Assembléia: "Nesta Assembléia estamos falando de um assunto que me é muito caro. Há 27 anos tenho minha vida ligada às Comunidades Eclesiais de Base e não consigo pensar nela de outra forma." E acrescentou: "As CEBs bem regadas, apoiadas, são sementeiras do sinal do Reino de Deus em nosso meio."
E são essas sementes que Ana Maria, a primeira da direita para a esquerda na foto, segura em suas mãos. A canoa, símbolo do 12º Intereclesial, vem carregada de sementes das CEBs de todo o Brasil.
domingo, 9 de maio de 2010
CEBs é tema prioritário em assembléia da CNBB
Na quinta-feira,6, aconteceu a primeira sessão do tema prioritário com a participação de Ana Maria da ampliada nacional das CEBs, dom Moacyr Grechi, arcebispo de Porto Velho e anfitrião do 12º intereclesial e de Pe. Pedro Calimann que falou sobre a eclesialidade das CEBs. Ainda nessa sessão foi entregue uma proposta de mensagem às CEBs, que está sendo trabalhada a partir das sugestões de emendas.
Sengundo Sérgio Ricardo Coutinho, assessor do setor CEBs da CNBB, a sessão durou quase uma hora e teve a participação de mais de 15 bispos na fila do povo. E acrescentou Coutinho: "90% dos que falaram foram muito favoráveis a caminhada das CEBs no Brasil".
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Um outro mundo é possível
Como encaminhamento os membros do OPA marcaram uma audiência pública para o dia 17 de maio, onde pretendem, com a presença do Ministério Público, apresentar várias reivindicações das comunidades para os orgãos competentes da prefeitura de Aracati.
O OPA nasceu com o objetivo de intervir na realidade, sendo presença e apoio onde se verifica as negações de direitos contra a vida e a dignidade humana. Ele é formado por Igrejas, associações e movimentos que acreditam num outro mundo possível.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
CEBs: Identidade e Missão
Estiveram reunidas em assembléia de 23 a 25 de abril, em Limoeiro, as Comunidades Eclesiais de Base da diocese. Com a assessoria do Pe. Júnior Aquino, CEBs: Identidade e Missão foi o tema aprofundado.
Cada vez fica mais claro para as CEBs, como seguidoras de Jesus, que a sua missão é profética. À luz da Palavra de Deus, as CEBs vão se indignando com as ameaças à vida. Segundo Aquino "os problemas da sociedade são problemas da Igreja, pois não pode haver dicotomia entre Fé-Vida.
As Comunidades Eclesiais de Base não se omitem frente as injustiças, mesmo tombando na luta elas não desistem. "Uma Igreja que fica do lado dos poderosos não é Igreja de Jesus," disse Aquino.
domingo, 25 de abril de 2010
No Santuário dos Mártires
O dia 21 de abril de 2010 ficará marcado no calendário das CEBs, movimentos e pastorais sociais da diocese de Limoeiro do Norte e do Estado do Ceará. Esse foi o dia em que o companheiro e irmão Zé Maria, 44 anos, foi assassinado por falar a "incômoda verdade".
Zé Maria era presidente da associação comunitária de São João do Tomé, na Chapada do Apodi. Com firmeza Ele vinha denunciando as violações de direitos. Sua voz ecoava forte quando denunciava a pulverização aérea que afeta gravemente a saúde da população e do meio ambiente, como também a contaminação das águas, o problema da moradia e a questão da terra.
Como as de tantos outros irmãos e irmãs que tombaram na luta em defesa da vida e da dignidade humana, acreditamos que as roupas de Zé Maria foram alvejadas no sangue do Cordeiro. Ele se encontra, agora, trajando as vestes brancas e trazendo palmas na mão. Zé Maria faz parte do Santuário dos Mártires.
domingo, 18 de abril de 2010
Uma Igreja que nasce do povo, pelo Espírito de Deus
Presente a este encontro, o bispo referencial das CEBs no regional, dom Angelo Pignoli, afirmou: "Fruto de longa experiência, as CEBs permitiram ao povo chegar a um conhecimento da Palavra de Deus, a uma vivência profunda dos sacramentos e ao compromisso social em nome do Evangelho, pela ação santificadora do Espírito."
Pelo que se vivenciou e sentiu nesses dias não há como jamais negar que "as CEBs é uma Igreja que nasce do povo, pelo Espírito de Deus." A diocese do Crato e o regional nordeste I já começam a experimentar o quão gostoso será o13º Interclesial em julho de 2013.
quarta-feira, 24 de março de 2010
As Forças Vivas se Articulando
Os Transgênicos foi o tema aprofundado nesse encontro, com assessoria do Movimento dos Sem Terra - MST. Segundo Thales, assessor, o Brasil é o segundo maior produtor de sementes transgênicas e que empresas como a Syngenta, proibida de atuar na Suiça, encontra-se bem perto de nós.
Os Transgênicos são plantas e animais que sofreram alteração em sua composição genética. Essa modificação se dá em laboratório e desconsidera a singularidade da espécie. Com o uso das sementes transgênicas o futuro da agricultura tradicional está comprometida, principalmente por causa da monocultura.
terça-feira, 23 de março de 2010
Oscar Romero: 30 anos de martírio
A igreja da América Latina, que muito bem recepcionou o Vaticano II, é uma Igreja de Profetas e Mártires. O dia 24 de março de 1980 é marcado pelo assassinato de Dom Oscar Romero, Arcebispo de El Savador. Dom Oscar Romero foi morto porque falou a incômoda verdade. Ele foi capaz de se identificar com os crucificados do hoje da história.
Para Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da prelazia de São Félix do Araguaia, celebrar os 30 anos de martírio de Dom Oscar Romero "é celebrar um testemunho que nos contagia de profecia."
Que com Oscar Romero possamos continuar teimando e acreditando na ressurreição, sem temer aqueles que pensam matar as utopias. "Se me matam, ressuscitarei no povo salvadorenho," disse Romero.