segunda-feira, 23 de março de 2020

O FASCISMO


O fascismo é um movimento político produzido por elites capitalistas em momentos de profunda crise econômica e social, quando não mais vislumbram possibilidade, ou não têm capacidade, de resolvê-la 

O fascismo não é e não tem ideologia própria, mas usa ideologias autoritárias para dominar pelo medo físico, e o irracionalismo ao capturar as mentes pela confusão e ignorância produzidas. 

O Partido Fascista italiano nasceu gabando-se de que trouxe uma nova ordem revolucionária; mas foi financiado pelos mais conservadores entre os latifundiários que esperavam dele uma contra-revolução. 

Assim Umberto Eco fala do fascismo italiano, criado e dirigido por Mussolini. 

O fascismo usa e abusa do irracional e conservador para submeter a população alienada politicamente a uma “ideologia” também irracional. 

Quando a luta dos pobres e dos trabalhadores avança sobre o capital, as elites assumem o fascismo como ponta de lança de sua dominação. 

Como funciona a aproximação do fascista do público alvo 

Nas crises, as demandas e necessidades legítimas da sociedade, (como a insegurança, o desemprego, a falta de moradia, a quebra de tradições, etc.) o manipuladas e transformadas em culpas de um inimigo imaginário, ao mesmo tempo concreto e surreal.  

O fascista põe na boca da população através de repetições massivas e sistemáticas, mentiras que parecem ser verdades absolutas. Bandido bom é bandido morto, por exemplo, mas não diz quem é o bandido; numa sociedade multirracial e multicultural normalizam um estereótipo e transformam o diferente em inimigo. Assim o negro, a mulher, o homossexual, o comunista são transformados em perigosos inimigos da nação e do desenvolvimento e causas do desemprego, da corrupção e de todos os males reais que afligem a população. Quem não lembra dos kit gay, das mamadeiras de piroca? 

O que importa é dominação da sociedade de maneira controlada econômica e socialmente – politicamente, enfim! 

Por prof. Isaías Júnior, colaborador da OPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário