domingo, 3 de maio de 2015

CONSTRUÍNDO PODER POPULAR


 


"Sem o povo no poder,
 toda democracia é uma ditadura disfarçada."
Autor/a desconhecido/a

Por Josenilson Doddy

Como correlacionar poder com igualdade, se o poder lembra autoritarismo, superioridade de um ser sobre outro, onde quem obtém sente-se no direito de decidir a vida de um todo, sem nenhum senso de pensamento coletivo, fazendo de suas ações atos injustos e desiguais? És que daí surge uma enorme necessidade de se construir um poder que emane do povo para o povo, um poder que traga igualdade e não superioridade, onde cada um/a que participa soma e é fundamental em sua construção, pois este se consolida da união e da força desse todo.
Vivemos numa sociedade que nos manipula a todo instante, fazendo-nos obedecer severamente seus princípios hierárquicos, onde nos ensina a sermos passivos para não alterar a ordem de seu sistema, pois seu modelo beneficia claramente uns poucos que se dizem donos do poder e que, com isso, traçam muitas estratégias, utilizando todas as suas ferramentas no seu processo manipulatório, buscando manter seu sistema a todo custo, sendo que este prega um poder estabelecido através de uma ordem piramidal, onde a maioria (a base) sustenta as crises e movem todo processo evolutivo, mas é a minoria que decide e comanda tudo.
Porém, é nas crises que surgem as necessidades mais gritantes de organização daqueles que fazem parte da base da então pirâmide. Esse período vem acompanhado de muita aprendizagem e compreensão do modelo desigual que se vive. As insatisfações e a desvalorização da vida do povo fazem com que o mesmo comece a se organizar e a buscar a igualdade, contrariando a ordem do sistema que prega que a hierarquia é necessária para que a ordem das coisas se estabeleça e haja controle.
A organização do povo se dá pelo processo formativo, onde os mesmos podem compreender o porquê se organizar e lutar para conquistar essa igualdade efetiva e real de direitos. Se não houver esta compreensão, jamais haverá poder popular, pois o mesmo não se constrói apenas com muitas pessoas organizadas, mas sim com pessoas que compreendam o porquê estão se organizando e por quem estão lutando, pois de nada adianta se organizar para defender ideais que não favoreçam ao próprio povo.
O atual modelo de democracia é apontado como um dos caminhos de igualdade. Nela se diz que em uma sociedade democrática todos participam das tomadas de decisões e das mudanças estabelecidas. Porém, isso acontece de forma indireta, pois o modelo representativo é aliado ao poder hierárquico, onde o povo jamais terá a oportunidade de decidir algo que corresponda as suas necessidades. Aqueles tachados como representantes do povo não estão em prol do povo, mas sim dos que comandam o topo da pirâmide.
A situação em que se encontra a maioria da população é algo tão gritante, que as inquietações geradas fazem com que o povo vá às ruas e, com seus gritos, busquem a tão sonhada igualdade. Porém, muitas vezes estas pessoas vão porque se deixam levar pelo o sentimento de indignação, somente, podendo ser usadas, pois não se compreende porque e por quem estão lutando, defendendo por vezes ideais que jamais irão beneficiar o próprio povo.
O poder popular não se constrói apenas da organização do povo, mas sim de toda uma compreensão de quem é o povo, quais ideais defender, porque e para quem se luta, tudo isso fazendo parte do processo formativo. A partir desses aspectos é possível construir um poder que emane do povo para o povo e que seja capaz de derrubar todo esse sistema hierárquico em que vivemos. É através do poder popular que construiremos uma nova sociedade, igual e justa. “O povo que ousa lutar, constrói o poder popular!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário